sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Como Escolher o Tema do seu TCC

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
Essa é uma das parte mais difíceis do TCC, principalmente para pessoas indecisas como eu. Sofri ein!
Como eu fiz Biomedicina e é um curso voltado para laboratório pensei que talvez teria maior afinidade em uma área administrativa do que fazendo exames. Tendo essa ideia em mente aproveitei para assistir uma palestra sobre Sistema de Qualidade em Laboratórios. Queria adquirir algum conhecimento sobre o tema para saber se era realmente o que eu queria. 
A palestra foi muito legal e explicativa, havia pessoas que realmente trabalhavam com isso e que tiveram que se adaptar a esse sistema de um momento para o outro. Outra coisa bacana era que assistindo a palestra havia pessoas que tinham clinica e trouxeram a sua experiencia como possível 'cliente'. Tá, até aí, legal. 
Como eu contei no outro post (AQUI), eu acabei mudando de tema por causa do Orientador. Para a escolha do novo tema eu fiquei super perdida. O mais fácil em questão seria alguma patologia e explorar ela, já que não havia como fazer mais pesquisa em campo.
Eu também estava atrasada e precisava de um Orientador novo, assim, jesus, peguei a única Orientadora que me respondeu. A minha intenção antes era fazer pesquisa de campo em laboratórios, por isso queria fazer nas férias, a pesquisa tem que ser aprovada por um comitê de ética por se tratar de pessoas.
Conversando com um Professor Mestre Amigo ele me sugeriu temas atuais. Eu queria um TCC com um nível de dificuldade maior para ser um diferencial e agregar mais nota. Considerando o tempo optei pela Dengue.
Fui escrevendo e escrevendo e a última coisa que decidi foi o nome.
É importante dar um direcionamento, escolher dentre o tema, o que te chama mais a atenção. Basicamente é isso!

Resuminho:
Escolher um tema de acordo com afinidade;
Aprofunde nesse tema;
Converse com professores ou amigos que entendem do tema;
Dê um direcionamento dentro do tema;
Escreva como se não existisse amanha;
Só depois de pronto e revisado pense no título.

Logo tem mais da série!!
Beijos!
Veja o Divãneios Diários no YoutubeFacebook e Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divãneios Diários © 2014